segunda-feira, 26 de julho de 2010

2ª aula

do curso de fotografia. Ao fim e ao cabo foi a primeira porque na semana passada acabámos por não fazer nada já que não havia luz suficiente no laboratório. Então desta vez fizémos finalmente a nossa própria máquina fotográfica estenopeica (pinhole) e devo dizer que a experiência foi um sucesso!!!
Adorei mesmo! E a minha primeira foto em pinhole ficou visivel e relativamente bem exposta... nada mal!
Fiquei muito feliz e venho mostrar o resultado.
Portanto a primeira foto é a original, o resultado da revelação da pinhole que fica em negativo.

A segunda foto será o resultado final quando eu a passar para positivo no laboratório. Como eu sou apressada e estava ansiosa para ver o resultado final fiz o seguinte: abri a foto no photoshop e cliquei no modo "invert" que simplesmente inverte as cores. O preto passa para branco e o branco passa para preto.
Ou seja: a foto na minha mão ficou em positivo (e a minha ficou em negativo, claro).
Na foto vê-se o "animal de estimação" da Jé, uma girafa pequenina conhecida por "girafinha". Coloquei a máquina ao mesmo nível do boneco a 20 ou 30 cm de distância. A exposição foi de dois ou três segundos (o cálculo foi mental...) pensei mais ou menos no tempo que deveria ser necessário, descolei a fita preta que tapa o buraco, e voltei a colar, tapando-o e terminando a exposição. Ao fundo vê-se uma parede, algumas árvores e um muro. Aquele ponto muito branco era uma mancha provocada pelo sol no muro do fundo... não reparei nisso até a ver na foto (oops!) Bastava ter movido a girafinha uns centímetros para a frente para evitar essa mancha.
A minha maior surpresa foi ver que as fotos dos meus colegas ficaram quase todas brancas, pretas ou com uma mancha imperceptível... tive muita sorte.
Depois mostro a caixa (máquina) que fiz e vou tentar explicar melhor como se processa para fazer isto, ok?
Para a semana vamos fazer mais pinhole (yay!) e fotogramas. E tenho já uns materiais muito fixes para fazer composição dos meus fotogramas, só desejo que o resultado da próxima aula seja tão bom como este :)) .

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial