sábado, 29 de outubro de 2011

Como é fotografar com uma lensbaby?

    Para mim que tenho uma D5000, é uma chatice.
A lente não tem contactos que permitam a máquina captar os dados para a exposição.
Ainda assim, existem modelos de máquinas que conseguem transmitir esses dados.
Nessas máquina é possivel fotografar nos modos M e A. Na D5000 só é possivel fotografar no M.
O que para mim não é um problema porque sempre fotografo no M.
O verdadeiro problema é que com a falta desses contactos não só falha a exposição, mas também o flash.
o estranho é que o flash incorporado na máquina funciona, mas o meu Metz (36 AF-5N) não. Agora, será problemas de compatibilidade com este flash, ou com todos em geral? Bem que me parecia que comprar um flash de cerca de 90€ não havia de chegar por algum motivo. Aí está ele.

    A questão mais chata ainda no meio disto tudo é que eu levei vários dias durante esta semana para construir um adaptador para o meu flash, para fazer um flash anelar para retrato.
Funciona na perfeição, é só encaixar o flash no suporte e disparar.
Mas com a lensbaby a minha máquina informa-me que o flash está em TTL e que só posso usar flashes em modo manual. Mudo para manual na máquina (porque o flash apenas dispõe de botão on-off) e fica tudo na mesma. Argh! Estas coisas não podiam ser mais fáceis?
Ou seja, até consigo usar a lensbaby, mas é bem pior que usar a ex-minha 50mm que pelo menos essa transmitia os dados da exposição, só tinha de focar manualmente.
Com a lensbaby é muito mais tentativa-e-erro e é necessário captar muito mais fotografias para obter uma.

    Outro ponto a apresentar é que afinal a lensbaby não é tão luminosa quanto eu pensava, na verdade acho-a um bocado escura. No entanto em situações de exterior em que a luz do dia é forte, ela parece ter dificuldade em lidar com tanta luz.

    Muitas das imagens parecem-me também ter algum ruído, não sei se será da máquina porque eu tento não aumentar o Iso (nem baixar demais) para isto não acontecer, mas mesmo assim as imagens parecem ter um pouco de ruído a mais.
    Enfim. Tudo é mais fácil, simples e eficiente quando se tem dinheiro para gastar.

Lensbaby Composer com double glass optic.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial